segunda-feira, 2 de setembro de 2013

A Rede Municipal de Ensino do Recife – RMER  é constituída por 222 Unidades de Ensino Regular, 17 Escolas Profissionalizantes, 16 Unidades de Tecnologia na Educação e Cidadania - UTECs[1], 51 Creches e 17 Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs distribuídas entre as seis Regiões Político Administrativa - RPA do Recife. Neste ano a RMER obteve 103 mil estudantes matriculados e para dar suporte no desenvolvimento do ensino aprendizagem destes a rede estrutura-se com quadro de professores concursados.

Em relação a titulação acadêmica dos professores pertencentes a Rede Municipal de Ensino do Recife, o título de especialista predomina em relação a outras titulações (mestrado e doutorado).

Em sistemáticas ações de formação para o desenvolvimento do ensino aprendizagem a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer - SEEL tem investido na publicação de pesquisas e socializações de atividades pedagógicas por meio dos professores e estudantes. Periodicamente busca socializar entre professores e estudantes os trabalhos e ações pedagógicas vividas nas Unidades Educacionais de forma a assegurar o constante acesso às produções didáticas da sala de aula, desta forma a Feira de Conhecimento tem um importante papel para as dimensões do Ensino e da Aprendizagem.

As contribuições dos professores doutores, mestres e especialistas são vistas na Rede de Pesquisadores que já lançou dois livros contendo estudos provenientes das observações dos mesmos da RMER: I Seminário de Pesquisadores da Rede Municipal do Recife: olhares sobre as práticas (2007). Além deste podemos destacar o Educadores em Rede articulando a diversidade e construindo singularidades da Série Educação e Cidade (2008). Aspecto importante, pois retroalimenta a SEEL na perspectiva de compreender alguns fenômenos que atingem diretamente a ação pedagógica nas escolas municipais do Recife.


Desta forma durante mais de uma década realizando eventos, tais como Feira de Conhecimento, Seminário de Estudo em Novas Tecnologias na Educação – SEMENTEC, Encontro Municipal de Tecnologia na Educação, Encontro Internacional Paulo Freire, Conferências Municipal de Educação, Conexão Cultura do Recife, a SEEL tem demonstrado know how, no fazer tais ações do interesse do desenvolvimento da Ciência em Recife, ora por meio de formações continuadas que visam instrumentação e instrumentalização do corpo docente e técnico, ora como ação de investigação Didática dos processos pedagógicos firmados nas Unidades de Ensino.  Na maioria das ações a SEEL tem sido proativa e a realizadora, porém na Campus Party Recife 2012 Edição Especial e nas Semanas Municipal da Ciência e Tecnologia, foram ações em conjunto com outros órgãos Municipais, Estaduais e não Governamentais.

Além de realizar e compor comissões, a SEEL tem incentivado e apoiado à participação de professores em eventos científicos, tais como SBPC, I Meeting de Educação e Tecnologia, Encontro Internacional de Tecnologia na Educação (SENAC-PE), EPEM (SBM), Amped, Hipertexto (UFPE), CIAEM, EPEPE (FUNDAJ), entre outros.

Frequentemente os professores tem solicitado apoio na participação destes eventos, o que eventualmente tem resultado em premiações externas e internas, ora representando as Unidades de Ensino, ora apresentando resultados de suas pesquisas lato sensu, ou mesmo em ações continuadas de construções científicas. 



Objetivos e Metas
Objetivo 1: Estimular a participação professores e de estudantes da rede municipal de ensino do Recife em projetos de pesquisa de forma colaborativa que resultem trabalhos inovadores, de caráter multidisciplinar utilizando-se do método científico.
Meta 1: Aumento do número de trabalhos científicos produzidos por estudantes sob a orientação de professores da rede municipal de ensino do Recife.
Meta 2: Motivação de estudantes interessados no ensino de Ciências e Tecnologia nas escolas participantes da Mostra.

Objetivo 2: Valorizar a elaboração de trabalhos experimentais, a partir das práticas vivenciadas em salas de aula, buscando estimular a criatividade no contexto da iniciação científica.
Meta 1: Fortalecimento de atividades de pesquisa experimentais na escolas da rede municipal de ensino do Recife.

Objetivo 3: Disseminar a prática da pesquisa científica entre professores e estudantes em unidades educacionais da rede de ensino da Prefeitura do Recife, por meio da I Mostra Científica.
Meta 1: Aumento do número de escolas da rede municipal de ensino do Recife engajadas na prática da pesquisa científica.
Meta 2: Contribuição para o aumento da popularização da Ciência e Tecnologia no âmbito das escolas da rede municipal de ensino do Recife.

Objetivo 4: Criar uma ação sistemática para socialização de trabalhos experimentais multidisciplinares vivenciados nas unidades educacionais da rede de ensino da Prefeitura do Recife.
Meta 1: Integralização das escolas a partir da Mostra de produção de trabalhos experimentais multidisciplinares.
Meta 2: Implantação de uma cultura de pesquisa científica nas escolas da rede municipal de ensino do Recife.

1. Atividades a serem desenvolvidas

        I.            Formação de uma equipe de professores pesquisadores, por RPA, para divulgação para a I Mostra Científica da Rede Municipal do Recife, bem como acompanhar as etapas de construção dos experimentos pelos estudantes e professores orientadores, nas escolas participantes.

      II.            Realização de formações com os coordenadores pedagógicos, das unidades de ensino envolvidas neste processo científico, na perspectiva de torná-los agentes multiplicadores de iniciação científica na escola.

    III.            Elaboração de materiais de divulgação: confecção de cartazes, folders, faixas, website, blogs e articulação com mídia externa, entre outras formas de divulgação, de modo a esclarecer todo o processo de participação (edital simplificado) na I Mostra Científica da Rede Municipal do Recife.

    IV.            Viabilização do processo de inscrição, credenciamento e participação de trabalhos participantes da I Mostra Científica da Rede Municipal do Recife, a partir de trabalhos selecionados pela equipe executora do projeto.

    VI.            Realização da I Mostra Científica da Rede Municipal do Recife nos dias 25 e 26 de outubro, do ano de 2013, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire (CFEPPF).








[1] Em todo o território nacional este espaço é conhecido como Núcleo de Tecnologia na Educação – NTE, no Recife, recebeu o nome em decorrência de dispositivo legal municipal que considera os espaços tecnológicos em três dimensões: Tecnologia, Educação e Cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário